Data: 26 de Novembro de 2012
A ABIMOTA apresenta um conjunto de ações para o desenvolvimento de uma fileira de mobilidade elétrica de duas rodas, dia 27 de novembro, em Águeda.
O "Desafio Mobilidade Sustentável" é uma iniciativa da ABIMOTA (Associação Nacional dos Industriais de Bicicletas, Ciclomotores, Motociclos e Acessórios), em parceria com o Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias da Mobilidade – Portugal Mobi 2015.
Este projeto parte do pressuposto de que se existir uma aposta política e empresarial audaz e coordenada, Portugal terá condições para se afirmar como player mundial num mercado que vale hoje 12 mil milhões de dólares / ano e que provavelmente irá crescer muito durante os próximos dez anos.
Para a ABIMOTA, Portugal já dispõe de um conjunto de competências muito relevantes nas áreas da produção de componentes e de montagem de bicicletas e motociclos e na mobilidade elétrica, que podem ser direcionadas para a criação de um Centro de Competências de veículos elétricos suaves.
Na sessão de apresentação do projeto "Desafio Mobilidade Suave" serão explicados os seus principais objetivos:
- Posicionar o cluster da mobilidade entre os mais competitivos do mundo;
- Desenvolver uma indústria de fornecedores sólida, competente e com um desempenho de excelência;
- Promover Portugal enquanto plataforma especializada de competências ao longo de toda a cadeia da mobilidade;
- Induzir e atrair novos projetos de investimento associados a novas lógicas de veículos e motorizações;
- Desenvolver novas oportunidades de negócio e reter o investimento estrangeiro;
- Aumentar o Valor Acrescentado Bruto (VAB), as exportações e a criação de emprego qualificado nas empresas das indústrias da mobilidade.
Pode aceder aqui ao programa e inscrições para a sessão de apresentação.