Data: 09 de Dezembro de 2011
Na recepção da EPOMM (Plataforma Europeia de Gestão da Mobilidade) em Bruxelas, a 22 de Novembro, foi destacada a importância da Gestão da Mobilidade para a concretização dos objectivos do Livro Branco dos Transportes.
A Gestão da Mobilidade tem um papel central no incentivo do transporte sustentável, contribuindo para tornar as cidades menos congestionadas e melhorar a qualidade do ar.
Na recepção anual da EPOMM no Parlamento Europeu, Brian Simpson, Presidente da Comissão de Transportes e Turismo, entregou uma declaração de abertura na qual expressou o seu apoio ao papel que a Gestão da Mobilidade detém na concretização dos ambiciosos objectivos estabelecidos no Livro Branco dos Transportes, publicado no início deste ano.
"Como sabemos, as medidas soft não requerem necessariamente grandes investimentos financeiros como, por exemplo, a construção de infra-estrutura de transporte. No entanto, elas podem ter um grande impacto na necessidade de mobilidade no dia-a-dia das pessoas… O Livro Branco da Comissão já reconhece o papel que a Gestão da Mobilidade pode desempenhar no cumprimento das metas de sustentabilidade que todos aspiramos", referiu aquele responsável.
Robert Thaler, da EPOMM, apresentou o ponto de vista da Plataforma sobre o Livro Branco. "A Gestão da Mobilidade é boa para o transporte e ambiente, para a energia e economia. Estimula a economia verde e o crescimento sustentável! Mas o seu papel positivo ainda é subestimado, até no Livro Branco. Isso deve ser alterado e a Gestão da Mobilidade deve ser amplamente incorporada nas estratégias e nas medidas para alcançar transportes sustentáveis", disse.
Nos últimos dois anos e meio a EPOMM, em conjunto com a EPOMM PLUS (projecto apoiado pelo programa IEE da Comissão Europeia), ampliou os serviços para os seus membros, tais como formações e workshops à medida, materiais de informação, base de dados de melhores práticas, transferências de política, bem como ferramentas de monitorização e avaliação da Gestão da Mobilidade.
Para mais informações, pode aceder aqui ao site da EPOMM.