Data: 09 de Fevereiro de 2009
Entre 18 de Dezembro e 4 de Fevereiro, os Serviços On-Line do IMTT na área de condutores têm registados 3.245 utilizadores, tendo sido atendidos 1.487 pedidos.
Mais de 80 por cento dos pedidos é referente a alterações da morada constante na carta de condução (1.217), dez por cento a pedidos de segunda via ou duplicados (148) e oito por cento diz respeito a revalidações (122).
A grande maioria dos pedidos efectuados (76 por cento) encontra-se em estado concluído, dado que a sua execução é muito rápida.
Os restantes aguardam envio de Atestado Médico por parte do condutor ou a sua inserção em lotes para envio para a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM).
Desde 18 de Dezembro de 2008 é possível fazer pela Internet, através dos Serviços On-Line do IMTT, os pedidos de revalidação, emissão de 2.ª via e alteração de morada das cartas de condução, com uma redução de 10 por cento sobre o valor das respectivas taxas.
As taxas destes serviços on-line são pagas através de Multibanco ou por Homebanking.
Não é necessário entregar as cartas a substituir, que podem ser utilizadas enquanto forem válidas e até à recepção da nova carta de condução.
Os Serviços On-Line para cartas de condução estão disponíveis para condutores que já tenham carta de modelo comunitário (formato cartão de plástico) e que disponham de senha de acesso às declarações electrónicas da Direcção-Geral dos Impostos.
Mais de 3,8 milhões de condutores são já portadores deste modelo de carta de condução, o que representa 60 por cento do total de condutores habilitados.
Muito em breve vai proporcionar-se a troca de cartas substituídas pelas novas nas estações de correio mais próximas da residência dos condutores, dispensando a ida aos balcões do IMTT.
O IMTT encontra-se neste momento a promover uma solução para que os serviços on-line possam também abranger condutores com carta de condução antiga, em cartolina dobrada, bem como a permitir que a autenticação aos serviços possa ser feita igualmente através do Cartão do Cidadão.
Em desenvolvimento está também a possibilidade de o utilizador poder enviar nova fotografia em alternativa à existente no sistema.