A União Europeia é uma união económica e política, constituída por 27 países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia e Suécia), que, em conjunto, abarcam grande parte do continente europeu.
A antecessora da UE foi formulada no rescaldo da Segunda Guerra Mundial – a Comunidade Económica Europeia (CEE) criada pelo Tratado de Roma de 1957, com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu (em vigor desde 1958), visava incentivar a cooperação económica, partindo do pressuposto de que se os países tivessem relações comerciais entre si se tornariam economicamente dependentes uns dos outros, reduzindo assim os riscos de conflitos. Os Estados signatários foram seis: Alemanha Ocidental, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.
Portugal é Estado-Membro desde 1 de janeiro de 1986. O Tratado de Adesão foi assinado a 12 de junho de 1985, no Mosteiro dos Jerónimos.
Em 1993, a Comunidade Económica Europeia (CEE) passou a chamar-se União Europeia (UE).
O Reino Unido foi o único Estado-Membro a sair da União Europeia, em 31 de janeiro de 2020.
Para mais informação pode consultar Factos e números sobre a União Europeia.