As taxas de portagem em vigor na Rede Nacional de Auto-Estradas resultam do cumprimento do disposto nos respetivos contratos de concessão, no que respeita à sua atualização pelas concessionárias, com a correspondente validação pelo IMT, IP.
A1. Auto-Estrada do Norte
| Brisa | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/Port.(km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A 1 | 1 | Alverca (A1/A9) / V.Franca de Xira II | 7,0 | 0,50 | 0,85 | 1,10 | 1,20 |
| 2 | V.Franca de Xira II / V.Franca de Xira I | 3,9 | 0,25 | 0,45 | 0,60 | 0,65 | |
| 3 | V.Franca de Xira I / Castanheira do Ribatejo | 3,9 | 0,50 | 0,85 | 1,10 | 1,20 | |
| 4 | Castanheira do Ribatejo/ A1/A10 | 1,2 | 0,15 | 0,25 | 0,35 | 0,35 | |
| 5 | Ligação PLLN | 1,3 | 0,15 | 0,25 | 0,30 | 0,35 | |
| 6 | A1/A10 / Carregado | 0,9 | 0,10 | 0,20 | 0,25 | 0,30 | |
| 7 | Carregado / Aveiras de Cima | 15,6 | 1,10 | 1,90 | 2,45 | 2,75 | |
| 8 | Aveiras de Cima / Cartaxo | 11,3 | 1,00 | 1,70 | 2,20 | 2,45 | |
| 9 | Cartaxo / Santarém | 8,0 | 0,70 | 1,20 | 1,55 | 1,75 | |
| 10 | Santarém / A1/A15 | 1,3 | 0,10 | 0,20 | 0,30 | 0,30 | |
| 11 | A1/A15 / Torres Novas (A1/A23) | 26,9 | 2,60 | 4,50 | 5,80 | 6,45 | |
| 12 | Torres Novas (A1/A23) / Fátima | 20,5 | 2,00 | 3,50 | 4,50 | 5,00 | |
| 13 | Fátima / Leiria | 15,2 | 1,40 | 2,45 | 3,15 | 3,50 | |
| 14 | Leiria / Pombal | 24,0 | 2,35 | 4,15 | 5,35 | 5,95 | |
| 15a | Pombal – Soure | 14,9 | 1,45 | 2,50 | 3,20 | 3,60 | |
| 15b | Soure / Condeixa | 12,8 | 1,25 | 2,15 | 2,75 | 3,05 | |
| 16 | Condeixa / Coimbra Sul | 7,7 | 0,50 | 0,85 | 1,10 | 1,20 | |
| 17 | Coimbra Sul / Coimbra Norte (A1/A14) | 8,3 | 0,55 | 0,95 | 1,25 | 1,40 | |
| 18 | Coimbra Norte (A1/A14) / Mealhada | 11,7 | 0,80 | 1,45 | 1,85 | 2,05 | |
| 19 | Mealhada / Aveiro Sul | 23,6 | 2,05 | 3,60 | 4,60 | 5,15 | |
| 20 | Aveiro Sul / Albergaria (A1/IP5) | 14,7 | 1,25 | 2,15 | 2,75 | 3,10 | |
| 21 | Albergaria (A1/IP5) / Estarreja | 10,4 | 0,95 | 1,65 | 2,10 | 2,35 | |
| 22 | Estarreja / Feira | 16,8 | 1,40 | 2,45 | 3,15 | 3,50 | |
| 23 | Feira / Espinho (IC24) | 9,8 | 0,95 | 1,65 | 2,10 | 2,35 | |
| 24 | Espinho (IC24) / Carvalhos | 7,3 | 0,70 | 1,25 | 1,60 | 1,75 | |
| Total | 279,0 | 24,75 | 43,10 | 55,45 | 61,70 | ||
A2. Auto-Estrada do Sul
| Brisa | ||||||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | |||||||
| c/Port.(km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | ||||||
| A 2 | 1 | Fogueteiro / Coina | 8,9 | 0,85 | 1,50 | 1,95 | 2,15 | |||
| 2 | Coina / Palmela | 11,5 | 0,85 | 1,45 | 1,85 | 2,10 | ||||
| 3 | Palmela / A2/A12 | 2,0 | 0,10 | 0,15 | 0,20 | 0,25 | ||||
| 4 | A2/A12 / Marateca | 17,3 | 1,80 | 3,15 | 4,05 | 4,50 | ||||
| 5 | Marateca / A2/A6/A13 | 2,3 | 0,25 | 0,45 | 0,55 | 0,60 | ||||
| 6 | A2/A6/A13 / Alcácer do Sal | 24,8 | 2,65 | 4,65 | 6,00 | 6,65 | ||||
| 7 | Alcácer do Sal / Grândola Norte | 22,6 | 2,35 | 4,10 | 5,30 | 5,90 | ||||
| 8 | Grândola Norte / Grândola Sul | 15,4 | 1,60 | 2,80 | 3,60 | 4,00 | ||||
| 9 | Grândola Sul / Aljustrel | 31,5 | 3,40 | 5,90 | 7,60 | 8,45 | ||||
| 10 | Aljustrel / Castro Verde | 26,8 | 2,85 | 5,05 | 6,45 | 7,20 | ||||
| 11 | Castro Verde / Almodôvar | 16,8 | 1,80 | 3,10 | 4,00 | 4,45 | ||||
| 12 | Almodôvar / S.B.Messines | 33,1 | 3,50 | 6,10 | 7,85 | 8,75 | ||||
| 13 | S.B.Messines / Paderne (A22) | 12,2 | 1,30 | 2,25 | 2,90 | 3,20 | ||||
| Total | 225,2 | 23,30 | 40,65 | 52,30 | 58,20 | |||||
A3. Auto-Estrada Porto – Valença
| Brisa | ||||||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | |||||||
| c/Port.(km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | ||||||
| A 3 | 1 | Maia / Santo Tirso | 12,8 | 1,15 | 2,00 | 2,55 | 2,85 | |||
| 2 | Santo Tirso / Famalicão | 5,4 | 0,50 | 0,85 | 1,10 | 1,20 | ||||
| 3 | Famalicão / Cruz | 8,6 | 0,75 | 1,30 | 1,70 | 1,85 | ||||
| 4 | Cruz / Braga Sul | 7,3 | 0,75 | 1,35 | 1,70 | 1,90 | ||||
| 5 | Braga Sul / Braga Oeste | 4,5 | 0,45 | 0,80 | 1,05 | 1,15 | ||||
| 6 | Braga Oeste / EN 201 | 19,9 | 2,15 | 3,75 | 4,80 | 5,35 | ||||
| 7 | EN 201 / Ponte de Lima Sul | 10,0 | 1,05 | 1,90 | 2,40 | 2,70 | ||||
| 8 | Ponte de Lima Sul / Ponte de Lima Norte | 0,8 | 0,10 | 0,15 | 0,20 | 0,20 | ||||
| 9 | Ponte de Lima Norte / EN 303 | 20,8 | 2,20 | 3,85 | 4,95 | 5,50 | ||||
| 10 | EN 303 / Valença | 8,0 | 0,85 | 1,50 | 1,90 | 2,10 | ||||
| 11 | Braga Sul / Celeirós | 2,2 | 0,25 | 0,40 | 0,55 | 0,60 | ||||
| Total | 100,3 | 10,20 | 17,85 | 22,90 | 25,40 | |||||
A4. Auto-Estrada Porto – Amarante
| Brisa | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/Port.(km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A 4 | 1 | Ermesinde / Valongo | 4,3 | 0,40 | 0,65 | 0,85 | 0,95 |
| 2 | Valongo / Campo | 5,0 | 0,35 | 0,65 | 0,85 | 0,90 | |
| 3 | Campo / Baltar | 6,4 | 0,65 | 1,15 | 1,50 | 1,65 | |
| 4 | Baltar / Paredes | 5,8 | 0,50 | 0,85 | 1,05 | 1,20 | |
| 5 | Paredes / Guilhufe | 2,6 | 0,30 | 0,50 | 0,65 | 0,70 | |
| 6 | Guilhufe / Penafiel | 2,2 | 0,20 | 0,35 | 0,40 | 0,45 | |
| 7 | Penafiel / Castelões (A4/IP9) | 7,7 | 0,75 | 1,30 | 1,65 | 1,85 | |
| 8 | Castelões (A4/IP9) / Geraldes | 14,3 | 1,55 | 2,70 | 3,45 | 3,85 | |
| Total | 48,3 | 4,70 | 8,15 | 10,40 | 11,55 | ||
A5. Auto-Estrada da Costa de Estoril
| Brisa | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/Port.(km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A 5 | 1 | Estádio Nacional / Oeiras | 3,5 | 0,40 | 0,75 | 0,75 | 0,75 |
| 2 | Oeiras / Carcavelos | 6,9 | 0,65 | 1,35 | 1,35 | 1,35 | |
| 3 | Carcavelos / Estoril | 8,7 | 0,85 | 1,70 | 1,70 | 1,70 | |
| 4 | Estoril / Cascais | 4,7 | 0,45 | 0,95 | 0,95 | 0,95 | |
| Total | 23,8 | 2,35 | 4,75 | 4,75 | 4,75 | ||
A6. Auto-Estrada Marateca – Estremoz
| Brisa | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/Port.(km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A 6 | 1 | A2/A6/A13 / Vendas Novas | 19,5 | 2,10 | 3,65 | 4,70 | 5,25 |
| 2 | Vendas Novas / Montemor-o-Novo Poente | 18,7 | 2,00 | 3,50 | 4,50 | 5,00 | |
| 3 | Montemor-o-Novo Poente / Montemor-o-Novo Nascente | 5,5 | 0,65 | 1,10 | 1,40 | 1,55 | |
| 4 | Montemor-o-Novo Nascente / Évora Poente | 15,2 | 1,60 | 2,80 | 3,60 | 4,00 | |
| 5 | Évora Poente / Évora Nascente | 16,0 | 1,70 | 2,95 | 3,80 | 4,25 | |
| 6 | Évora Nascente / Estremoz | 29,8 | 3,15 | 5,50 | 7,10 | 7,85 | |
| 7 | Estremoz / Borba | 12,0 | 1,25 | 2,20 | 2,85 | 3,15 | |
| 8 | Borba / Elvas Poente | 22,1 | 2,35 | 4,10 | 5,25 | 5,85 | |
| Total | 138,8 | 14,80 | 25,80 | 33,20 | 36,90 | ||
A8
| Oeste | |||||||
| Auto estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/ Port. (km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A8 | 1 | Loures – CREL | 1,5 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
| 2 | CREL – Lousa | 7,8 | 0,75 | 1,30 | 1,70 | 1,85 | |
| 3 | Lousa – Malveira | 2,4 | 0,20 | 0,35 | 0,40 | 0,45 | |
| 4 | Malveira – Enxara | 7,9 | 0,85 | 1,45 | 1,90 | 2,10 | |
| 5 | Enxara – Torres Vedras Sul | 9,5 | 1,00 | 1,80 | 2,30 | 2,55 | |
| 6 | Torres Vedras Sul – Torres Vedras Norte | 5,9 | 0,60 | 1,10 | 1,40 | 1,55 | |
| 7 | Torres Vedras Norte – Ramalhal | 2,2 | 0,25 | 0,40 | 0,55 | 0,60 | |
| 8 | Ramalhal – Campelos | 9,5 | 1,00 | 1,75 | 2,25 | 2,50 | |
| 9 | Campelos – Bombarral | 8,0 | 0,85 | 1,45 | 1,90 | 2,10 | |
| 10 | Caldas da Rainha (Z.Industrial) -Tornada | 3,5 | 0,35 | 0,65 | 0,85 | 0,95 | |
| 11 | Tornada – Alfeizerão | 7,6 | 0,80 | 1,40 | 1,80 | 2,00 | |
| 12 | Alfeizeirão – Valado dos Frades | 12,1 | 1,30 | 2,25 | 2,90 | 3,20 | |
| 13 | Valado dos Frades – Pataias | 7,0 | 0,75 | 1,30 | 1,65 | 1,85 | |
| 14 | Pataias – Marinha Grande Sul | 9,5 | 1,00 | 1,75 | 2,25 | 2,50 | |
| 15 | Marinha Grande Sul – A17 | 3,1 | 0,35 | 0,55 | 0,75 | 0,80 | |
| 16 | Marinha Grande Sul – Marinha Grande Este | 5,2 | 0,55 | 0,95 | 1,25 | 1,35 | |
| 17 | A17 – Marinha Grande Este | 1,3 | 0,15 | 0,25 | 0,30 | 0,35 | |
| 18 | Marinha Grande Este – Leiria Sul | 4,3 | 0,45 | 0,80 | 1,05 | 1,15 | |
| Total | 108,3 | 11,20 | 19,50 | 25,20 | 27,85 | ||
A9. Auto-Estrada Estádio Nacional – Alverca (CREL)
| Brisa | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/Port.(km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A 9 | 1 | Estádio Nacional (A5/A9) / Queluz | 3,4 | 0,35 | 0,65 | 0,80 | 0,90 |
| 2 | Queluz / A9/A16 | 2,9 | 0,30 | 0,55 | 0,70 | 0,80 | |
| 3 | A9/A16 / Radial da Pontinha | 3,1 | 0,35 | 0,60 | 0,75 | 0,85 | |
| 4 | Radial Pontinha / Radial Odivelas | 6,8 | 0,75 | 1,30 | 1,65 | 1,80 | |
| 5 | Radial Odivelas / A8/A9 | 3,5 | 0,40 | 0,65 | 0,85 | 0,95 | |
| 6 | A8/A9 / Bucelas (Zambujal) | 3,4 | 0,35 | 0,65 | 0,80 | 0,90 | |
| 7 | Bucelas (Zambujal) / A9/A10 | 8,3 | 0,90 | 1,55 | 2,00 | 2,25 | |
| 8 | A9/A10 / Alverca | 3,0 | 0,30 | 0,55 | 0,70 | 0,80 | |
| Total | 34,4 | 3,70 | 6,50 | 8,25 | 9,25 | ||
A10. Auto-Estrada Bucelas – Carregado
| Brisa | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/Port.(km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A10 | 1 | A9/A10 / Arruda dos Vinhos | 6,9 | 0,70 | 1,25 | 1,60 | 1,80 |
| 2 | Arruda dos Vinhos / Carregado (A1/A10) | 11,0 | 1,15 | 2,00 | 2,60 | 2,90 | |
| 3 | Carregado / Benavente | 14,5 | 1,50 | 2,65 | 3,40 | 3,80 | |
| 4 | Benavente / A10/A13 | 7,4 | 0,80 | 1,35 | 1,75 | 1,95 | |
| Total | 39,8 | 4,15 | 7,25 | 9,35 | 10,45 | ||
A12. Auto-Estrada Setúbal – Montijo
| Brisa | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/Port.(km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A12 | 1 | Montijo / Pinhal Novo | 10,2 | 1,10 | 1,90 | 2,45 | 2,70 |
| 2 | Pinhal Novo / Nó da A2/A12 | 9,4 | 1,00 | 1,75 | 2,25 | 2,50 | |
| 3 | Nó da A2/A12/ Setúbal | 5,2 | 0,35 | 0,65 | 0,80 | 0,90 | |
| Total | 24,8 | 2,45 | 4,30 | 5,50 | 6,10 | ||
A13. Auto-Estrada Santarém – Marateca
| Brisa | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/Port.(km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A13 | 1 | Almeirim / Salvaterra Magos | 25,9 | 2,70 | 4,75 | 6,10 | 6,75 |
| 2 | Salvaterra Magos / A13/A10 | 12,4 | 1,30 | 2,25 | 2,90 | 3,25 | |
| 3 | A13/A10 / Sto. Estêvão | 10,9 | 1,15 | 2,00 | 2,55 | 2,85 | |
| 4 | Sto. Estêvão / Pegões | 19,3 | 2,05 | 3,55 | 4,60 | 5,10 | |
| 5 | Pegões / Marateca | 10,2 | 1,10 | 1,90 | 2,45 | 2,70 | |
| Total | 78,7 | 8,30 | 14,45 | 18,60 | 20,65 | ||
A14
| Brisa | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/Port.(km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A14 | 1 | Santa Eulália / Montemor-o-Velho | 4,8 | 0,50 | 0,90 | 1,15 | 1,25 |
| 2 | Montemor-o-Velho / EN335 | 8,0 | 0,85 | 1,50 | 1,90 | 2,10 | |
| 3 | EN335 / Ançã | 9,6 | 1,00 | 1,75 | 2,30 | 2,55 | |
| 4 | Ançã / Coimbra Norte (A14/A1) | 4,4 | 0,45 | 0,80 | 1,05 | 1,15 | |
| Total | 26,8 | 2,80 | 4,95 | 6,40 | 7,05 | ||
A15
| Oeste | |||||||
| Auto estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/ Port. (km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A15 | 1 | Arnoia – A-dos-Negros | 4,0 | 0,40 | 0,75 | 0,95 | 1,05 |
| 2 | A-dos-Negros – A-dos-Francos | 8,9 | 0,95 | 1,65 | 2,10 | 2,35 | |
| 3 | A-dos-Francos – Rio Maior Oeste | 5,7 | 0,60 | 1,05 | 1,35 | 1,50 | |
| 4 | Rio Maior Oeste – Rio Maior Este | 3,3 | 0,35 | 0,60 | 0,80 | 0,90 | |
| 5 | Rio Maior Este – Malaqueijo | 7,5 | 0,80 | 1,40 | 1,75 | 1,95 | |
| 6 | Malaqueijo – Nó A1/ A15 | 10,8 | 1,15 | 2,00 | 2,55 | 2,85 | |
| Total | 40,2 | 4,25 | 7,45 | 9,50 | 10,60 | ||
A17/IC1
| Brisal | |||||||
| Auto estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/ Port. (km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A17/IC1 | 1 | A8/A17 – Leiria Norte (N/S) | 10,3 | 1,10 | 1,90 | 2,45 | 2,75 |
| 2 | A8/A17 – Leiria Norte (N/E) | 9,4 | 1,00 | 1,75 | 2,25 | 2,50 | |
| 3 | Leiria Norte – Monte Real | 4,5 | 0,50 | 0,85 | 1,05 | 1,20 | |
| 4 | Monte Real – Monte Redondo | 5,3 | 0,55 | 1,00 | 1,25 | 1,40 | |
| 5 | Monte Redondo – Guia | 6,6 | 0,70 | 1,20 | 1,55 | 1,75 | |
| 6 | Guia – Louriçal (IC8) | 5,6 | 0,60 | 1,05 | 1,35 | 1,50 | |
| 7 | Louriçal (IC8) – Marinha das Ondas | 6,5 | 0,70 | 1,20 | 1,55 | 1,70 | |
| 8 | Marinha das Ondas – A14 | 16,3 | 1,75 | 3,00 | 3,90 | 4,30 | |
| 9 | A14 – Quiaios | 8,6 | 0,90 | 1,60 | 2,05 | 2,30 | |
| 10 | Quiaios – Tocha | 14,3 | 1,50 | 2,65 | 3,40 | 3,80 | |
| 11 | Tocha – Mira | 10,3 | 1,10 | 1,90 | 2,45 | 2,75 | |
| 12 | Mira – Mira PV | 4,4 | 0,45 | 0,80 | 1,05 | 1,15 | |
| Total | 92,7 | 10,85 | 18,90 | 24,30 | 27,10 | ||
A21
| IP – A21 | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/ Port. (km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A21 | 1 | Ericeira – Mafra Oeste | 5,2 | 0,55 | 0,95 | 1,25 | 1,40 |
| 2 | Mafra Oeste – Mafra Este | 6,8 | 0,70 | 1,30 | 1,65 | 1,80 | |
| 3 | Mafra Este – Malveira | 5,3 | 0,55 | 1,00 | 1,30 | 1,40 | |
| 4 | Malveira – Venda do Pinheiro | 3,4 | 0,35 | 0,65 | 0,80 | 0,90 | |
| Total | 20,7 | 2,15 | 3,90 | 5,00 | 5,50 | ||
A32/IC2 – OLIVEIRA DE AZEMÉIS / IP1 (S.LOURENÇO)
| Douro Litoral | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/ Port. (km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A32/IC2 – Oliveira de Azeméis / IP1 (São Lourenço) | 1 | EN 224 – EN227 | 2,1 | 0,20 | 0,40 | 0,50 | 0,55 |
| 2 | EN 227 – Feira-Mansores | 8,6 | 0,90 | 1,55 | 2,00 | 2,25 | |
| 3 | Feira-Mansores – Gião-Louredo | 5,4 | 0,55 | 1,00 | 1,25 | 1,40 | |
| 4 | Gião-Louredo – Canedo | 3,7 | 0,40 | 0,70 | 0,85 | 0,95 | |
| 5 | Canedo – A32/A41 | 3,2 | 0,35 | 0,60 | 0,75 | 0,85 | |
| 6 | A32/A41 – Olival | 3,8 | 0,40 | 0,70 | 0,90 | 1,00 | |
| 7 | Olival – A32/A1 | 5,8 | 0,60 | 1,05 | 1,35 | 1,50 | |
| Total | 32,6 | 3,40 | 6,00 | 7,60 | 8,50 | ||
A41/IC24 – LANÇO PICOTO (IC2) / NÓ DA ERMIDA (IC25)
| Douro Litoral | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/ Port. (km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A41/IC24 – Lanço Picoto (IC2) / Nó da Ermida (IC25) | 1 | Argoncilhe – Sandim | 6 | 0,65 | 1,10 | 1,40 | 1,55 |
| 2 | Sandim – A32/A41 | 1,3 | 0,15 | 0,25 | 0,30 | 0,35 | |
| 3 | A32/A41 – Medas | 5 | 0,50 | 0,90 | 1,15 | 1,30 | |
| 4 | Medas – A41/A43 | 3 | 0,30 | 0,55 | 0,70 | 0,80 | |
| 5 | A41/A43 – Aguiar de Sousa | 6,2 | 0,65 | 1,15 | 1,45 | 1,60 | |
| 6 | Aguiar de Sousa – Z.I.C. | 3,4 | 0,35 | 0,60 | 0,80 | 0,90 | |
| 7 | Z.I.C. – A4/A41 | 1,6 | 0,15 | 0,30 | 0,40 | 0,40 | |
| 8 | A4/A41 – Gandra | 3,9 | 0,40 | 0,70 | 0,90 | 1,00 | |
| 9 | Gandra – A41/A42 | 2,4 | 0,25 | 0,45 | 0,55 | 0,65 | |
| Total | 32,8 | 3,40 | 6,00 | 7,65 | 8,55 | ||
A43/IC29 – LANÇO GONDOMAR / AGUIAR DE SOUSA (IC24)
| Douro Litoral | |||||||
| Auto Estrada | Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/ Port. (km) | Cl 1 | Cl 2 | Cl 3 | Cl 4 | |||
| A43/IC29 – Oliveira de Azemeis – IP1 | 1 | Gondomar – Gens | 4,3 | 0,45 | 0,80 | 1,00 | 1,10 |
| 2 | Gens – A41/A43 | 3,6 | 0,40 | 0,65 | 0,85 | 0,95 | |
| Total | 7,9 | 0,85 | 1,45 | 1,85 | 2,05 | ||
Lusoponte – Ponte 25 de Abril e Ponte Vasco da Gama
| Lusoponte | ||||||
| Lanço | Extensão | Taxas de Portagem de 2025 | ||||
| c/ Port.(Km) | C1 | C2 | C3 | C4 | ||
| A | Ponte 25 de Abril | 6,0 | 2,15 | 4,70 | 6,35 | 8,25 |
| N | Ponte Vasco da Gama | 18,0 | 3,30 | 7,35 | 10,80 | 13,85 |
| Total | 24,0 | 5,45 | 12,05 | 17,15 | 22,10 | |
Para as taxas de portagem das Concessões Norte, Grande Lisboa, Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral, consultar o site Infraestruturas de Portugal, S.A.
A Portaria 328-A/2018, de 19 de dezembro, procede à alteração e alargamento do regime de modulação do valor das taxas de portagem, criado pela Portaria n.º 41/2012, de 10 de fevereiro, e alterado pela Portaria n.º 196/2016, de 20 de julho.
Para além de ser dada continuidade ao regime de descontos diferenciados por períodos horários já anteriormente em vigor para os veículos de transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem ou público, das Classes 2, 3 e 4, embora com descontos mais significativos, é criado um regime totalmente novo, designado “regime alargado”, aplicável a veículos de transporte de mercadorias das Classes 1, 2, 3 e 4 afetos a empresas com sede e atividades em territórios de baixa densidade.
A Portaria n.º 328-A/2018, de 19 de dezembro, aplica-se nas seguintes concessões/autoestradas:
Concessão IP,S.A.:
A4 Túnel do Marão
A4 Vila Real – Bragança (Quintanilha) (subconcessão AE Transmontana)
A13 Entroncamento-Coimbra (subconcessão Pinhal Interior)
A13-1 (subconcessão Pinhal Interior)
A23 (Nó com a A1 – Nó Abrantes Este)
Concessão Algarve (A22)
Concessão Beira Interior (A23 Nó Abrantes Este – Nó de Pinhel)
Concessão Interior Norte (A24)
Concessão Beiras Litoral e Alta (A25 Albergaria -Vilar Formoso)
Concessão Norte Litoral (A28)
O regime alargado, aplicável aos veículos afetos a empresas com sede e atividades em territórios de baixa densidade, tem as seguintes características gerais:
Auxílios de minimis
O desconto adicional ao abrigo do regime alargado assume a natureza de um auxílio de minimis, nos termos do Regulamento (UE) n.º 1407/2013 da Comissão, e do Regulamento (UE) n.º1408/2013, ambos relativos à aplicação dos artigos 107.º e 108.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia aos auxílios de minimis, e publicados no Jornal Oficial da União Europeia L 352/1 de 24 de dezembro de 2013;
A atribuição destes auxílios de minimis, sem necessidade de comunicação prévia à Comissão Europeia como “auxílios de Estado”, obriga a que haja um controlo de cumulação do montante destes auxílios recebidos pela empresa nesse Estado-Membro (em Portugal, é mantido um “registo central” pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão), durante o período (móvel) que abrange o exercício financeiro em causa, bem como os dois exercícios financeiros anteriores, para que não sejam ultrapassados os limiares de minimis.
A atribuição do desconto adicional do regime alargado depende de habilitação prévia, com verificação cumulativa das condições de elegibilidade.
As condições de elegibilidade das empresas são:
As condições de elegibilidade dos veículos são:
Nota: A Portaria n.º 328-A/2018, de 19 de dezembro, foi revogada pela Portaria n.º 309-B/2020, de 31 de dezembro, cujo texto pode ser consultado em https://dre.pt/application/file/a/152637822