Data: 18 de Julho de 2011
Entrou hoje em produção uma actualização informática do processo de submissão dos pedidos de emissão de Licenças de Aprendizagem de condução, que permite a requalificação automática de dados.
Com esta intervenção estão ultrapassadas as restrições na transmissão e validação da informação dos candidatos a condutor, resultantes da certificação com as bases de dados externas de referência (IRN), designadamente a morada.
As melhorias introduzidas vão tornar mais rápida, eficiente e segura a submissão dos dados e, consequentemente, o sistema de parceria on line com as Escolas de Condução.
Esta actualização surge na sequência do novo Sistema de Gestão de Entidades (SGE), que entrou em produção a 14 de Junho, e que visa requalificar as bases de dados deste Instituto e assegurar maior controlo e rigor da informação e minimizar a possibilidade de erro ou fraude de identidade.
O SGE é imprescindível para que os serviços aos cidadãos e empresas sejam prestados com maior qualidade e rapidez, e vai facilitar o acesso aos vários serviços on-line no website.
O objectivo da validação da informação com as bases de dados externas é o de minimizar a possibilidade de erro ou fraude de identidade, através da verificação dos dados dos cidadãos.
Dada a recente implementação do SGE, registaram-se nesta fase de adaptação algumas restrições no processamento de informação, em especial em momentos de maior procura nos serviços, que serão ultrapassadas com a maior brevidade.
Exemplo disso mesmo é a entrada em produção hoje desta actualização no sistema.
Emissão de títulos de condução
Durante o mês de Junho foram emitidas 11.900 Licenças de Aprendizagem e 38.300 Cartas de Condução e, em média, foram processados diariamente 3.200 formulários com pedidos de emissão destes documentos, a nível nacional.
Neste momento estão em processamento no IMTT cerca de 11.200 Licenças de Aprendizagem (aguardam pagamento, envio de documentação ou de imagem).
Relativamente aos títulos de condução caducados há mais de dois anos, salienta-se que, com o aumento da capacidade de resposta do IMTT, já revalidaram a carta dentro do prazo:
– Cerca de 90% do total de condutores com 50 anos de idade após 1 de Janeiro de 2008;
– Cerca de 85% do total de condutores com 60 anos de idade após 1 de Janeiro de 2008.