Data: 21 de Março de 2011
Pela primeira vez, uma cidade portuguesa venceu este prémio, instituído pela Comissão Europeia e destinado a promover a mobilidade sustentável e cidades mais limpas e amigas do ambiente.
O Prémio foi entregue no passado dia 14, numa cerimónia realizada em Bruxelas, com Almada a destacar-se entre as 2.221 cidades participantes (entre as quais 66 portuguesas).
A escolha do júri baseou-se não só nas actividades realizadas durante a Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu de 16 a 22 de Setembro de 2010, sob o lema "Mobilidade mais inteligente, uma vida melhor", mas também pelas medidas de carácter permanente adoptadas pelo município, das quais se destacam:
- a entrada em funcionamento do serviço de mobilidade reduzida FLEXIBUS (autocarros eléctricos);
- a construção de um bicilink entre a FCT/UNL e o Madan Parque (Campus Universitário no Monte de Caparica);
- a entrada em funcionamento de cinco novos parques de estacionamento cobertos;
- a requalificação e pedonalização da Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas.
Do conjunto de cidades que concorreram a este Prémio, um painel independente de especialistas elaborou, numa primeira fase, uma lista de 10 que se distinguiram pelo seu programa e, numa fase posterior, seleccionou as três candidatas ao galardão final.
Almada foi a única cidade portuguesa presente nestas duas fases da selecção, deixando para trás Múrcia (Espanha) e Riga (Letónia), as outras duas candidaturas finalistas.
O Prémio da Semana Europeia da Mobilidade, instituído pela Comissão Europeia, distingue as cidades que mais se empenharam naquela que é considerada a maior campanha mundial de sensibilização para a mobilidade sustentável.
Todos os anos, no decorrer desta semana, são dadas a conhecer soluções de mobilidade mais amigas do ambiente e pretende-se sensibilizar os cidadãos para a importância do papel de cada um na adopção de padrões de mobilidade que melhorem a saúde e o bem-estar.
É também uma oportunidade única de debater e concretizar medidas que contribuam para a redução dos impactos do tráfego nas cidades, permitindo diminuir os níveis de poluição e congestionamento.