Apoios do Fundo de Eficiência Energética na área dos Transportes

Data: 05 de Setembro de 2014

As candidaturas a apoios financeiros no âmbito da Mobilidade e dos Transportes podem ser submetidas até às 18:00 do próximo dia 23 de outubro.

Os apoios do Fundo de Eficiência Energética (FEE) destinam-se à elaboração de Planos de Mobilidade e Transportes (PMT) e de Planos de Mobilidade de Empresas e Pólos geradores e atractores de deslocações (PMEP) e à realização de projetos de aquisição e instalação de equipamentos de enchimento de pneus a nitrogénio.

Os dois Avisos em referência, na área da Mobilidade e Transportes, destinam-se a três tipologias de candidaturas e têm as seguintes condições gerais:

Aviso 06 – Enchimento de Pneus a Nitrogénio 2014

Tipologia de operação: Incentivo na aquisição de sistemas para enchimento de pneumáticos com Nitrogénio.

Comparticipação do FEE para cada operação: 50% das despesas totais elegíveis, e até ao limite de 10.000 €.

Dotação Orçamental: 50.000 €

Entidades beneficiárias: Operadores de transportes rodoviários de passageiros e mercadorias.

(Pode aceder aqui à página do aviso publicado no site do FEE).

Aviso 07 – Promoção da Mobilidade Urbana Sustentável 2014

Tipologia de operação: Apoio à elaboração de Planos de Mobilidade, quer de “Planos de Mobilidade e Transportes – PMT”, quer de “Planos de Mobilidade de Empresas e Pólos Geradores e atratores de Deslocações – PMEP”.

Comparticipação do FEE para cada operação:

Planos de Mobilidade de Empresas e Pólos (PMEP) – 30% das despesas totais elegíveis, até ao limite de 10.000€;

Planos de Mobilidade e Transportes (PMT) – 25% das despesas totais elegíveis, até ao limite de 40.000€.

Dotação Orçamental: 300.000 € (260.000 € PMT e 40.000 € PMEP)

Entidades beneficiárias:

  • Para PMEP: Empresas e entidades empregadoras e gestoras de pólos e equipamentos
  • Para PMT: Autarquias e comunidades intermunicipais

(Pode aceder aqui à página do aviso publicado no site do FEE).

 
A apresentação de candidaturas constitui uma oportunidade e um desafio para autarquias, empresas em geral ou entidades gestoras de pólos geradores e atractores de deslocações e, para empresas que operam serviços de transportes e dispõem de frotas significativas de veículos consumidores de combustíveis.

Estas candidaturas convocam parcerias com empresas fornecedoras de sistemas de enchimento de pneus e com entidades competentes para a realização de estudos e consultoria.

As candidaturas prevêem a possibilidade de financiamento complementar, através de outros programas, apoios e incentivos.

O IMT, enquanto membro da Comissão Executiva do PNAEE, apela a todas as potenciais entidades beneficiárias para que apresentem as suas candidaturas, na expectativa de que estes projetos contribuam para melhorar o seu desempenho e dotar instituições e organizações de planos e medidas coerentes de gestão da mobilidade que se venham a traduzir numa potencial melhoria da qualidade de vida urbana e num aumento da eficiência energética e ambiental, visando, a prazo, alcançar uma mobilidade mais sustentável que proteja a saúde dos cidadãos e aumente a competitividade económica dos territórios.

O PMT é uma figura de Plano de iniciativa municipal ou intermunicipal, que se define(1) como:

Um Instrumento que estabelece a estratégia global de intervenção em matéria de organização das acessibilidades e gestão da mobilidade, definindo um conjunto de ações e medidas que contribuam para a implementação e promoção de um modelo de mobilidade mais sustentável:

  • Compatível com o desenvolvimento económico;
  • Indutor de uma maior coesão social;
  • Orientado para a proteção do ambiente.

Fonte: Diretrizes Nacionais para a Mobilidade e Guia para a Elaboração de Planos de Mobilidade e Transportes, IMTT/TIS

O PMEP é uma figura de Plano cuja iniciativa é sobretudo das entidades gestoras de pólos geradores ou atractores de deslocações (designadamente: unidades empregadoras, universidades, hospitais, outros equipamentos coletivos e serviços), que se define como:

Um instrumento de planeamento que pretende apoiar uma organização na gestão mais eficiente da mobilidade induzida pela sua atividade, através do desenvolvimento e implementação de um conjunto integrado de medidas ajustadas às características de cada empresa ou pólo, ao perfil de atividade e suas exigências e às necessidades específicas de deslocação dos seus colaboradores, visitantes e fornecedores.

Visa objetivos de sustentabilidade, ou seja, reduzir os impactes (económicos, sociais e ambientais) negativos provocados pelas deslocações diárias, racionalizar a gestão dos recursos, reduzir custos e alcançar ganhos operacionais.

Fonte: Guia para a Elaboração de Planos de Mobilidade de Empresas e Pólos (geradores e atractores de deslocações), IMTT/DHV

Estas duas figuras de Planos enquadram-se na política europeia sobre mobilidade sustentável e dispõem desde abril de 2011 de Guias técnicos nacionais de suporte à sua elaboração(2).

(1) Glossário do Pacote da Mobilidade – IMTT, março de 2011
(2) Guia para a Elaboração de Planos de Mobilidade e Transportes e Guia para a Elaboração de Planos de Mobilidade de Empresas e Pólos (Geradores e Atractores de Deslocações), vd