Data: 02 de Junho de 2021
Em 2018, a Assembleia Geral da ONU declarou o dia 3 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta, reconhecendo tratar-se de um meio de transporte sustentável, simples, acessível, confiável, limpo e ecológico, com um importante papel no desenvolvimento da sociedade.
A mobilidade ciclável é uma peça chave da mobilidade sustentável.
A bicicleta permite ampliar a eficiência do sistema de transportes, em complemento ao transporte público, com particular relevância na primeira e na última milha percorrida.
Os ganhos ambientais, económicos, socais e de saúde pública também são muito relevantes, uma vez que a bicicleta permite:
- Melhorar a qualidade do ar e reduzir a pegada carbónica
- Qualificar o espaço público e humanizar as cidades
- Diminuir custos nos orçamentos familiares
- Promover o comércio de proximidade
- Atenuar os níveis de sedentarismo e promover estilos de vida saudáveis
- Favorecer a inclusão social
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida
A mobilidade ativa há vários anos que faz parte da visão do IMT para a mobilidade sustentável, numa perspetiva de intermodalidade e de valorização do cidadão multimodal.
Recorde-se ainda a recente adoção do Plano Diretor Pan-Europeu de Promoção do Ciclismo e da Declaração de Viena "Building forward better by transforming to new, clean, safe, healthy and inclusive mobility and transport", que estabelece estratégias e ações para acelerar a transformação para uma mobilidade sustentável, tendo em conta a resiliência dos sistemas de transporte e a promoção da mobilidade ativa na região pan-europeia.
Partilhar este artigo:
![]() ![]() |