Data: 24 de Outubro de 2008
O IMTT e a Fundação do Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado (FMNF) assinaram, no dia 24 de Outubro, um protocolo que visa a cedência, a título de depósito, do Fundo da antiga Direcção Geral de Caminhos de Ferro.
Nos termos do protocolo, o IMTT mantém-se como proprietário do espólio, ficando a FMNF responsável pela guarda, conservação, tratamento e divulgação do Fundo Documental. Estão previstas parcerias para o desenvolvimento de trabalhos de âmbito editorial, realização de exposições e apresentação de candidaturas a programas de financiamento para efeitos de digitalização e restauro.
O Fundo da antiga Direcção Geral de Caminhos de Ferro é constituído por documentação histórica relativa à superintendência da construção e exploração dos Caminhos de Ferro do Estado e à fiscalização sobre as empresas concessionárias, exercida pela Direcção Fiscal de Exploração de Caminhos de Ferro.
Reúne um espólio que vai, aproximadamente, de 1851 a 1952, e dele fazem parte arquivos como os das linhas de Leste e Norte, Beira Baixa e Cascais, entre outras.
São cerca de 1000 metros de documentação histórica, a disponibilizar ao público a partir de Dezembro, na Gare do Oriente.