José Manuel Viegas – novo Secretário-Geral do FIT

Data: 03 de Maio de 2012

O Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico foi eleito na cimeira anual do Fórum Internacional de Transportes (FIT), que decorre na cidade alemã de Leipzig, de 2 a 4 de maio.

O FIT é uma organização inter-governamental, no âmbito da OCDE, criada em 2007 na continuidade da Conferência Europeia de Ministros dos Transportes. O seu principal objetivo é ajudar a moldar a agenda política de transportes a nível global e garantir que ela contribui para o crescimento económico, protecção ambiental e inclusão social.

José Manuel Viegas, que teve o apoio do Governo Português e a participação ativa do IMTT na sua candidatura, foi eleito com 35 votos contra 15 do candidato francês pelos representantes e Ministros dos Transportes dos 53 Estados-Membros do Fórum.

Na votação participou, em representação de Portugal, o Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, que foi também um dos oradores de uma conferência sobre a Mobilidade Elétrica do Futuro, no decorrer da Cimeira de Leipzig.

Professor Catedrático em Transportes do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico, José Manuel Viegas iniciará o mandato de 5 anos no Verão, sucedendo ao alemão Michael Kloth, que liderava interinamente a organização desde Novembro último.

Para mais informações, consulte o site oficial do FIT