Operação PISO

Data: 04 de Janeiro de 2010

Operação Plataforma Integrada de Serviços On-Line

Descrição

A operação “Plataforma Integrada de Serviços On-line” tem como principal objectivo a disponibilização de serviços, mediante o recurso a tecnologias multi-canal para atendimento e/ou comunicação interna da Administração Pública e entre esta e os cidadãos.

O projecto assenta na concepção e desenvolvimento de uma plataforma inovadora, escalável, robusta, moderna e segura que corresponda às necessidades actuais e futuras do Instituto, capaz de receber e disponibilizar informação e funções (serviços) para sistemas internos e externos, que congrege as funcionalidades residentes em diferentes sistemas, simplificando o processo de integração.

Objectivos

A operação mencionada vai representar uma primeira plataforma de atendimento multicanal do IMTT, I.P. com o intuito de melhorar substancialmente a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e aperfeiçoar os métodos de trabalho existentes dentro da própria organização, implementando uma arquitectura de serviços evoluída e capaz de integrar sistemas internos e externos, facilitando a comunicação entre os utilizadores internos e os cidadãos.

A operação “Plataforma Integrada de Serviços On-line” tem como objectivos fundamentais a criação de uma visão integrada do cidadão, conhecendo as suas interacções com o Instituto de modo a possibilitar que este seja informado dos estados dos processos relativos a pessoas, veículos e empresas, assim como a disponibilização de ferramentas que permitam aos colaboradores do atendimento responder de forma mais eficaz às suas solicitações.

O presente projecto pretende igualmente a criação de uma plataforma que venha agilizar os processos internos de comunicação, incrementando a colaboração entre serviços de modo a facilitar o processo de mudança e inovação.

Ora, a mencionada plataforma, incrementando de forma significativa a segurança na utilização (através de mecanismos que integrem e simplifiquem o reconhecimento dos utilizadores), vai possibilitar a publicação de informação partilhada e fornecida aos colaboradores e cidadãos, aumentando não só a sua quantidade como a sua qualidade, facilitar a avaliação do estado dos pedidos efectuados pelos cidadãos, assim como agilizar o tratamento de reclamações e propostas venham a fazer.

Sistema de incentivos/medida de apoio

O presente projecto foi candidatado e aprovado no âmbito do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA), nos termos do Aviso de Abertura Nº 01/SAMA/2008, no âmbito do Programa Operacional Temático Factores de Competitividade.

Montantes de Investimento e de Apoio

Investimento total – € 796.695,22
Financiamento Não Reembolsável – € 382.015,36

Prazos de execução

Este projecto tem uma duração estimada de 21,55 meses, tendo sido iniciado a 15 de Outubro de 2008, com termino previsto para 31 de Julho de 2010.
 

       

 

O projecto foi seleccionado ao abrigo do Programa Operacional Temático Factores de Competitividade, co-financiado pelo Fundo Europeu ao Desenvolvimento Regional (FEDER).