Data: 21 de Fevereiro de 2012
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) realizou dia 14 de Fevereiro uma ação de formação para os municípios interessados nas candidaturas, abertas até 15 de Maio, à edição de 2012 do Prémio EcoXXI, que distingue boas práticas de sustentabilidade.
O programa coordenado pela ABAE procura reconhecer o trabalho desenvolvido nas autarquias e valorizar um conjunto de aspetos fundamentais para o desenvolvimento sustentável, designadamente a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.
Baseado num sistema de aferição de 21 indicadores que demonstra o nível de realização de políticas de desenvolvimento sustentável a nível local, o EcoXXI avalia, para cada município, indicadores como: a educação para a sustentabilidade, ordenamento do território, níveis de ruído, qualidade do ar e da água, gestão de resíduos, mobilidade sustentável e eficiência energética, desenvolvimento rural e gestão das florestas, turismo sustentável e informação ao munícipe.
Pretende-se reforçar e divulgar as boas práticas já existentes e simultaneamente sensibilizar e incentivar os decisores políticos a implementar, no respetivo concelho, medidas conducentes à sustentabilidade ambiental, social e económica.
O IMTT tem participado nesta iniciativa, contribuindo para a definição conceptual e para a avaliação do indicador de mobilidade sustentável, e apresentou a estrutura daquele indicador e a respetiva pontuação numa comunicação na ação de formação aos municípios realizada pela ABAE dia 14 de Fevereiro.
Consulte aqui todas as comunicações da ação de formação
Iniciado em Portugal em 2005 (que assinalou simbolicamente o início da década de educação para o desenvolvimento sustentável), já é aplicado noutros países da rede da Foundation for Environmental Education (FEE), como é o caso da Holanda.
Desde o primeiro ano, mais de 60 municípios portugueses participaram no EcoXXI, com a edição de 2011 a distinguir com a bandeira verde (símbolo da existência de índices positivos de sustentabilidade) os municípios de: Abrantes, Águeda, Albufeira, Amadora, Avis, Beja, Bragança, Caminha, Cantanhede, Cascais, Coimbra, Estarreja, Évora, Golegã, Lagos, Lisboa, Loulé, Macedo de Cavaleiros, Maia, Manteigas, Mealhada, Peniche, Pombal, Porto, Santo Tirso, Sesimbra, Tavira, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia.
Mais informações sobre as candidaturas para 2012 em: http://abae.pt/ECOXXI/index.php?p=candidaturas