Projeto ELE.C.TRA – mobilidade sustentável

Data: 16 de Outubro de 2013

Sistema de partilha de scooters elétricas no âmbito de uma parceria entre 8 países europeus.

O projeto Ele.C.Tra, co-financiado pelo programa IEE – Intelligent Energy Europe, visa a implementação de soluções de mobilidade sustentável através de sistemas de partilha de scooters elétricas, sendo desenvolvido por uma parceira transnacional que envolve instituições de 8 países.

Baseia-se na ideia-chave de que é possível reduzir a poluição gerada pelo transporte de passageiros e melhorar a qualidade de vida nas cidades, através da promoção de novos modelos de mobilidade sustentável. Neste contexto, o projeto pretende, em particular:

  • Sensibilizar entidades públicas, operadores de transportes, operadores turísticos, universidades, empresas e público em geral para o desenvolvimento e utilização de meios de transporte sustentáveis (por exemplo, veículos elétricos e outros modos de transporte com reduzido impacto ambiental);
  • Incentivar a utilização de scooters elétricas em áreas urbanas, através de soluções de partilha (sharing), em regime de aluguer de curta duração;
  • Sensibilizar os residentes e turistas das áreas urbanas abrangidas pelo projeto, visando a alteração dos seus comportamentos diários, no sentido da adoção de soluções de transporte ambientalmente sustentáveis.

O projeto é liderado pelo Município de Génova (Itália), contando com mais nove cidades: Florença (Itália), Barcelona e Murcia (Espanha), Lisboa (Portugal), Atenas (Grécia), La Valetta (Malta), Skopje (Macedónia), Zagreb (Croácia) e Suceava (Roménia).

Serão desenvolvidas três ações piloto em três grandes cidades (Génova, Florença e Barcelona) que apresentam uma elevada taxa de utilização de motociclos convencionais, através da implementação de um sistema experimental de utilização partilhada de scooters elétricas.

Em seguida, será analisada a viabilidade de transferência do modelo testado nas três cidades-piloto, para as outras sete áreas urbanas participantes.

Lisboa acolherá a realização da conferência final do projeto, em Dezembro de 2015, onde serão apresentados os resultados alcançados nas três cidades piloto e propostos os modelos de transferência para as restantes cidades.

Mais informações em: http://electraproject.eu