Rede Transeuropeia de Transportes – uma nova política para enfrentar desafios futuros

Data: 10 de Fevereiro de 2009

A Comissão Europeia adoptou, no dia 4 de Fevereiro, um Livro Verde que estabelece novos desafios na sua política para uma Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T).

Combinar todos os modos de transporte, utilizar da melhor forma possível sistemas de transporte inteligentes e interoperáveis e assimilar novas tecnologias em matéria de energia e ambiente são, segundo refere a Comissão em comunicado, três elementos-chave no desenvolvimento da TEN-T.

“Temos que desenvolver respostas para as necessidades futuras de infra-estruturas de transportes na Europa. Há que explorar novas ideias e abordagens e, mais importante ainda, assumir o compromisso de as implementar plenamente”, disse o Vice-Presidente da Comissão Europeia, com o pelouro dos Transportes, António Tajani.

Para a Comissão, a TEN-T é a base para a existência de transportes eficientes, seguros e de alta qualidade, tanto de passageiros como de mercadorias, e um contributo crucial para que se atinjam os objectivos de desenvolvimento económico e social expressos na Estratégia de Lisboa.

Por seu lado, o Parlamento Europeu está igualmente a preparar um relatório sobre o futuro da Rede Transeuropeia de Transportes, que se prevê seja aprovado em plenário no próximo mês de Abril.