Data: 30 de Maio de 2025
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) apresentou hoje, 30 de maio, no Auditório Mariano Gago do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a 4ª edição do Ciclo de Encontros, subordinada ao tema “Sou quem sou na minha mobilidade”. Este evento proporcionou um espaço de reflexão e diálogo sobre identidade, diversidade e mobilidade, com foco na inclusão nos transportes públicos.
Sob o mote “Pluralidade e Identidade”, o encontro reuniu especialistas de diversas áreas para debater temas como a igualdade de género nos transportes públicos, os desafios enfrentados por diferentes grupos sociais e o impacto da inclusão na forma como nos deslocamos no dia a dia.
Na sessão de abertura, João Jesus Caetano, Presidente do IMT, destacou a importância de pensar a mobilidade para todos. “Num mundo cada vez mais interligado, é urgente que a mobilidade seja pensada para todos”, afirmou o responsável, que tem vindo a defender publicamente a necessidade de reorganizar as cidades face a uma mobilidade “mais diversificada”.
O programa prosseguiu com a apresentação “Mobilidade com Identidade: A Rede de Embaixadores da Diversidade no Transporte”, por Maria Rodrigues, da Panteia, oradora convidada para o evento.
A mesa-redonda sobre “Pluralidade e Identidade”, moderada pela jornalista Sara Dias Oliveira, contou com a participação de Paulo Gonçalves, dos Transportes Metropolitanos de Lisboa, Inês Sarti Pascoal, da Universidade Nova de Lisboa, José Baessa de Pina, da Associação Cavaleiros de São Brás, Igor Raevschi, da Associação Salvador e Bruno Alves, da Polícia de Segurança Pública.
Durante o debate, foram abordadas questões relacionadas com a acessibilidade nos transportes públicos, a segurança de grupos vulneráveis e a necessidade de políticas inclusivas que respeitem a diversidade dos utilizadores.
Rui Velasco, do IMT, apresentou as notas finais do período da manhã, sintetizando as principais conclusões e desafios identificados pelos participantes.
A parte da tarde foi dedicada à apresentação de projetos e de boas práticas que, de forma dinâmica e envolvente, demonstraram como é possível promover mudanças significativas: desde o combate à exclusão social, passando pela promoção da identidade e igualdade de género, até ao fortalecimento da acessibilidade nos transportes públicos e na mobilidade.
A 4ª edição do Ciclo de Encontros do IMT insere-se numa estratégia mais ampla de promoção do diálogo e da reflexão sobre os desafios da mobilidade contemporânea, procurando contribuir para políticas de transporte mais inclusivas e adaptadas às necessidades de todos os cidadãos.
O evento contou com a participação de representantes de diversas entidades ligadas ao setor dos transportes, académicos, associações e público em geral, demonstrando o interesse crescente pela temática da mobilidade inclusiva em Portugal.