Um Objeto em Movimento: IMT dedica novo encontro à bicicleta

Data: 21 de Julho de 2026

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), realiza uma nova sessão do ciclo “Um Objeto em Movimento”, desta vez dedicada à bicicleta. O encontro terá lugar no dia 10 de setembro, às 15h00, na Avenida Barbosa du Bocage, n.º 5, em Lisboa, e convida o público a refletir sobre a evolução da mobilidade a partir de um dos seus símbolos mais marcantes.

Nesta sessão, a bicicleta assume o papel de objeto em destaque, servindo de ponto de partida para uma conversa aberta sobre o seu percurso histórico e o impacto que continua a ter na transformação dos modos de deslocação, na sustentabilidade e na mobilidade ativa.

À semelhança das restantes sessões do ciclo, o encontro cruza memória, conhecimento técnico e diferentes perspetivas, promovendo a reflexão sobre os desafios e oportunidades da mobilidade contemporânea, com a participação de especialistas do IMT e de entidades convidadas.

Promovido pelo Centro de Documentação do IMT, o ciclo “Um Objeto em Movimento” pretende aproximar a comunidade do património documental da instituição, valorizando a preservação da memória e a partilha de conhecimento como contributo para pensar o presente e o futuro da mobilidade.

A sessão realiza-se no dia 10 de setembro, às 15h00, na Avenida Barbosa du Bocage, n.º 5, em Lisboa.

Garanta já a sua inscrição e conheça o programa.

Cada objeto guarda uma história. Cada história ajuda-nos a construir o futuro da mobilidade.