Renovação Automatizada da Carta de Condução (RACC)

Renovação Automatizada da Carta de Condução (RACC) 

Título
16 de Outubro de 2023
 
 

     

Já conhece a Renovação Automatizada da Carta de Condução?

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) criaram a Renovação Automatizada da Carta de Condução (RACC), um serviço que fica disponível a partir de dia 16 de outubro através da App ID.gov. A digitalização desta pretensão vem, para já, permitir que todos os condutores da Categoria B, até aos 50 anos, efetuem a renovação do documento, em apenas alguns passos, e através do seu smartphone ou outro dispositivo móvel.

Os condutores que tenham ativa a Chave Móvel Digital (CMD) vão receber uma SMS para procederem à instalação da App ID.GOV, permitindo assim que possam iniciar de imediato a renovação da Carta de Condução. No caso da já terem instalada a aplicação oficial de acesso a documentos digitais da AMA, recebem apenas uma notificação para darem início ao processo.

As notificações e SMS vão ser enviadas cerca de cinco meses antes do término da validade do documento. A partir do momento em que inicia o processo de revalidação através deste método, o cidadão pode acompanhar todas as fases do processo na aplicação móvel.

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual o período em que é possível proceder à RACC através da App ID.gov?

O cidadão poderá fazer a renovação da carta neste canal até dois meses antes do fim da validade da Carta de Condução. Caso não o faça até essa data, recebe uma notificação a encaminhar para a realização da renovação noutros canais, nos moldes habituais.

Como se processa o pagamento? 

Recebe as referências para efetuar o pagamento através do Multibanco.

Qual o custo?

O custo é de 30 euros até aos 69 anos e de 15 euros a partir dos 70 anos.
Se efetuar o seu pedido através do ID.GOV – Renovação Automatizada da Carta de Condução ou do IMTonline beneficia de um desconto de 10%.

Ao iniciar o pedido através da App ID.gov é possível passar para outro canal de atendimento?

Não, a não ser que rejeite/não conclua a confirmação dos dados.

Caso pretenda desistir do serviço por esta via e não conclua o pedido, o que devo fazer?

Deve aguardar a mensagem de cancelamento para iniciar o pedido através do IMT online ou num balcão de atendimento.

Se tiver dado início à renovação da Carta de Condução ao Balcão ou através do IMT Online, posso concluir o procedimento através da RACC?

Se o pedido ainda estiver em curso, não é possível renovar através da aplicação.

Caso não tenha App ID.gov ou CMD, o que posso fazer?

A App ID.Gov está disponível na Google Play Store (dispositivos Android), App Store (dispositivos Apple) e App Gallery (dispositivos Huawei). Se tiver cidadania portuguesa, pode aceder à Chave Móvel Digital aqui.

 

 

 

 

 

 

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0