Gestão da Mobilidade

Gestão da Mobilidade 

Título

O que é a Gestão da Mobilidade?
Por Gestão da Mobilidade entende-se a promoção do transporte sustentável, através da alteração das atitudes e do comportamento dos cidadãos, centrada em medidas designadas por “soft” (medidas de baixo valor, por ex. ao nível da informação e comunicação, organização de serviços ou coordenação de atividades de diferentes parceiros), por contraponto às medidas “hard” (linhas de elevado investimento e impacto, como novas linhas de elétricos ou rede viária). Estas medidas reforçam na maior parte dos casos a eficácia de medidas hard no âmbito do transporte urbano não exigindo necessariamente avultados investimentos financeiros, elevado rácio custo-benefício.

Para mais informações veja aqui a brochura produzida pela EPOMM sobre Gestão da Mobilidade.

EPOMM – Plataforma Europeia para Gestão da Mobilidade
O IMT integrou em 2009 a EPOMM – Plataforma Europeia para a Gestão da Mobilidade, organização que visa a promoção e o desenvolvimento da gestão da mobilidade e é atualmente constituída por uma rede de 12 estados europeus: Alemanha, Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Suécia, Reino Unido e o estado de Hessen na Alemanha. Neste momento o IMT faz parte do Board da EPOMM, sendo também o Ponto Focal Nacional.

Recentemente a EPOMM publicou um documento sobre exemplos e boas práticas de Gestão da Mobilidade: Mobility management: The smart way to sustainable mobility in European countries regions and cities.
Para mais informações consulte aqui o site da EPOMM e o documento Mobility management: The smart way to sustaibnable mobility in European countries regions and cities.

Enquadramento Europeu
O Plano de Ação para a Mobilidade Urbana publicado em 2009 pela Comissão europeia propõe que as cidades europeias desenvolvam Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (SUMP). Em Dezembro de 2013 a Comissão Europeia publicou o «Pacote da Mobilidade Urbana» que visa alcançar uma mobilidade urbana mais sustentável, reforçando as medidas de apoio na área dos transportes e o papel dos SUMP. 
Em Portugal a importância do desenvolvimento destes instrumentos foi consagrada no Pacote da Mobilidade, que estão em consonância com o Pacote da Mobilidade Urbana da CE, tendo sido desenvolvido um Guia para a elaboração de Planos de Mobilidade e Transportes, o nome adotado em Portugal para os SUMP. 

Para mais informações consulte o Plano de Ação para a Mobilidade Urbana, o Pacote da Mobilidade Urbana e o Pacote da Mobilidade.

Projeto Endurance
O IMT integra um consórcio composto por 25 países europeus para o desenvolvimento do projeto ENDURANCE, coordenado pela EPOMM, que tem por objetivo apoiar cidades e regiões no desenvolvimento de SUMP/ PMT.

Para mais informações consulte aqui

 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2022 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0