Exames Multimédia de Mercadorias Perigosas

Exames Multimédia de Mercadorias Perigosas 

Título

Tipos de Exame

Condutores de Mercadorias Perigosas (ADR)

Inicial

Base

25 PEM
 
45 minutos

Especialização Cisternas

Cada exame:

15 PEM

30 minutos

Especialização Explosivos

Especialização Radioativos

Reciclagem

Base

Especialização Cisternas

Especialização Explosivos

Especialização Radioativos

   PEM = Perguntas de Escolha Múltipla (em sistema multimédia)

 

Conselheiros de Segurança de Mercadorias Perigosas(ADR/RID)

Inicial

Rodoviário

40 PEM - 1 hora

1 EC - 1h30m

Duração total = 2h30m

Ferroviário

Reciclagem

Rodoviário

40 PEM

1 hora

 

Ferroviário

   PEM + EC = Perguntas de Escolha Múltipla + Estudo de Caso
   Perguntas de Escolha Múltipla (PEM) em sistema multimédia
   Estudo de Caso (EC) em suporte papel

 

O sistema multimédia aplica-se a que exames?
Aplica-se aos exames de condutores de mercadorias perigosas (ADR) e de conselheiros de segurança de mercadorias perigosas (ADR/RID), com exceção do estudo de caso, que é respondido em suporte papel.
 
 
Como são construídos os exames?
Os exames são gerados pelo sistema a partir de uma base de dados de perguntas, classificadas por tipo e casos para análise e resolução. Esta base de dados está em permanente atualização. Cada exame é único, mas todos os exames são equivalentes no tipo, estrutura e dificuldade das perguntas.
 
 
Quando o exame é interrompido por causas externas (por exemplo, corte de energia, falha nas comunicações), qual é o comportamento do sistema?
O sistema está preparado para proteger a integridade dos exames, mesmo em situações de falha de energia ou de falha de comunicações. Nestes casos, quando o problema que obrigou à paragem do exame for resolvido, o sistema garante que todos os exames recomecem exatamente no ponto onde foram interrompidos, com as mesmas perguntas e respostas já dadas, não sendo considerado o tempo de interrupção.
 
 
Qual é o tempo de duração dos exames?
O tempo de exame é o que está definido legalmente:
  • 45 minutos para o exame inicial de base e 30 minutos para os exames iniciais das especializações cisternas, explosivos e radioativos;
  • 30 minutos para cada exame de reciclagem de condutores (base, cisternas, explosivos e radioativos);
  • 2 horas e 30 minutos para os exames iniciais de conselheiros de segurança, sendo 1 hora a duração para a primeira fase (perguntas de escolha múltipla) e 1 hora e 30 minutos para a segunda fase (estudo de caso);
  • 1 hora para os exames de reciclagem de conselheiros de segurança, que apenas são constituídos por perguntas de escolha múltipla.
 
Quantas perguntas tem o exame?
 
Condutores de mercadorias perigosas:
  • Exame inicial de base: uma prova de 25 questões de escolha múltipla;
  • Exames iniciais das especializações: uma prova de 15 questões de escolha múltipla, para cada especialização;
  • Exames de reciclagem de base e das especializações: uma prova de 15 questões de escolha múltipla, cada.

Conselheiros de segurança de mercadorias perigosas:

  • Exame inicial de conselheiros de segurança: uma prova de 40 questões de escolha múltipla e outra de estudo de caso, sendo esta ultima respondida em suporte papel;
  • Exame de reciclagem de conselheiros de segurança: uma prova de 40 questões de escolha múltipla.
 
Como controlar a execução do exame?
O sistema mostra as perguntas ainda por responder na régua de navegação localizada na parte inferior do ecrã.
 
 
Em caso de dispensa de matérias o que aparece no ecrã?
No caso dos condutores e dos conselheiros de segurança de mercadorias perigosas, não existe dispensa de matérias de exame.
 
 
É possível colocar dúvidas aos fiscalizadores durante o exame?
Não. Os fiscalizadores não podem responder a quaisquer dúvidas sobre o conteúdo ou forma do enunciado das perguntas ou das respostas.
 
 
Quando é dado conhecimento do resultado dos exames?

Condutores e conselheiros de segurança de mercadorias perigosas:

  • A avaliação dos exames é feita pelo sistema, de imediato, no final do exame, por um computador central e em simultâneo para todos os examinandos, o sistema gera um relatório de avaliação personalizado por cada examinando, com indicação do resultado do exame e das respostas erradas. Os fiscalizadores validam e entregam aos examinados um relatório de exame detalhado, com referência às perguntas certas e erradas, assim como o resultado final do exame. As respostas às questões são guardadas no sistema informático central do IMT durante um ano;
  • Para os condutores que se tenham candidatado a diversos exames, por exemplo Base e Cisternas, o sistema gera o exame da especialização, apenas no caso de o candidato ter ficado “Aprovado” no exame de Base;
  • Para os conselheiros de segurança que tenham ficado “Aptos” na primeira fase da avaliação (exame com perguntas de escolha múltipla), é entregue a cada candidato um estudo de caso em suporte de papel, igual para todos os candidatos, o qual será respondido por escrito, também em suporte papel. Os estudos de caso são avaliados posteriormente pelos serviços centrais do IMT e os resultados são comunicados às entidades formadoras. Para a realização dos exames de conselheiros de segurança é autorizada a consulta da regulamentação aplicável (ADR/RID) que se encontra disponível no centro de exames. Não é autorizada a consulta de quaisquer outros documentos ou elementos.
 
Quais são os critérios de avaliação dos exames? 

Condutores de mercadorias perigosas:

  • No exame inicial de base, a valoração de cada pergunta é de 1 ponto. O resultado da avaliação de 20 a 25 corresponde a “Apto” e de 0 a 19 a “Não Apto”;
  • Nos exames iniciais de cada especialização, a valoração de cada pergunta é de 1 ponto. O resultado da avaliação de 12 a 15 corresponde a “Apto” e de 0 a 11 a “Não Apto”;
  • Nos exames de reciclagem de base e das especializações, a valoração de cada pergunta é de 1 ponto. O resultado da avaliação de 12 a 15 corresponde a “Apto” e de 0 a 11 a “Não Apto”;
  • A aprovação no exame inicial ou de reciclagem do curso base é condição obrigatória para poderem realizar os exames de qualquer uma das especializações.

Conselheiros de segurança de mercadorias perigosas:

  • No exame inicial, só é considerado ”Apto” quem tenha obtido no mínimo 80 % no questionário e 70 % no estudo de caso. No questionário, a valoração de cada pergunta é de 1 ponto, sendo que o resultado da avaliação de 32 a 40 corresponde a “Apto” e de 0 a 31 a “Não Apto”. O exame inicial é realizado em duas fases, primeiro o questionário e depois o estudo de caso. Os candidatos que obtenham um resultado inferior a 80 % no questionário ficam automaticamente Reprovados no exame global;
  • Nos exames de reciclagem, constituídos apenas pela prova de 40 perguntas de escolha múltipla, só será considerado “Apto” quem tiver obtido no mínimo 80% no questionário.


Onde são realizados os exames de condutores e de conselheiros de mercadorias perigosas?

  • O IMT dispõe de 18 centros de exame onde é possível realizar os exames de condutores de mercadorias perigosas, conforme se indica na tabela abaixo.
  • Para os exames de conselheiros de segurança estão disponíveis os centros de exame de Lisboa, Porto e Coimbra.
  • Aquando da sua inscrição, os candidatos devem indicar 3 centros por ordem de preferência. Os candidatos são distribuídos pelos centros de exame, de acordo com a 1ª preferência indicada, salvo quando se verificar sobrecarga de algum centro, sendo nesse caso distribuídos pelas 2ª ou 3ª prioridade.

Localização dos Centros de Exame do IMT 

 
O que se deve levar para o exame?
Os candidatos aos exames de condutores e de conselheiros de mercadorias perigosas devem apresentar-se no centro de exames com o documento de identificação válido. Não são admitidos quaisquer documentos ou elementos de consulta.
Os candidatos ao exame inicial de conselheiro de segurança devem ainda ser portadores de uma esferográfica/caneta azul ou preta para a realização do estudo de caso. O centro de exames coloca à disposição dos candidatos um exemplar da regulamentação aplicável (ADR), não sendo admitidos quaisquer outros documentos ou elementos de consulta.
 

Em que datas são realizados os exames de mercadorias perigosas?
Salvo indicação em contrário, os exames de condutores e de conselheiros de segurança de mercadorias perigosas são realizados no último dia útil de cada mês.
Devido a constrangimentos vários, alguns centros de exame poderão não ter disponibilidade para realizar os exames na data atrás indicada, pelo que será indicada uma outra data alternativa. Em caso de grande afluência de candidatos a um determinado centro de exame, sempre que possível será indicada uma segunda data no início do mês seguinte.
 

O que acontece no caso de faltar ou reprovar nos exames de mercadorias perigosas?
Os candidatos que, por razões justificadas, não possam comparecer aos exames para os quais tenham sido previamente inscritos, devem comunicar o facto ao IMT, através da sua entidade formadora. Consideram-se razões justificadas uma ausência no estrangeiro, doença própria ou de familiares, e situações similares.
Ficam automaticamente excluídos dos exames em que estão inscritos os candidatos que tenham ultrapassado o número limite de faltas durante a formação.
Quando um candidato reprove num exame, pode repetir o exame na sessão de exames do mês seguinte, devendo para o efeito ser novamente inscrito pela entidade formadora. Os candidatos podem apresentar-se a exame, por terem faltado justificadamente ou por não aprovação, nos exames calendarizados, no prazo máximo de 6 meses. Um candidato que falte ou reprove ao exame três vezes deve voltar a frequentar um novo curso de formação.
 
 
Termos de Utilização - Copyright © 2008 - 2024 www.imtt.pt - Todos os direitos reservados | Site optimizado para 1024x768, IE7+, FF2+ | Desenvolvido por CPCis
Os conteúdos deste site, publicados a partir de 1 de Janeiro de 2012, cumprem as regras do Acordo Ortográfico.
Símbolo de Acessibilidade à Web [D] Level Double-A conformance icon,W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0