Entrou em vigor o novo quadro de classificações de deficiências das inspeções técnicas de veículos - 1 de novembro de 2020
Neste contexto, o Decreto-Lei n.º 144/2017 alarga o universo de veículos a sujeitar a inspeção, passando a incluir os motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3, bem como os reboques e semirreboques com peso igual ou superior a 750 kg e inferior a 3.500 kg.
No entanto, a obrigatoriedade das inspeções periódicas para os veículos acima mencionados só se tornará efetiva após publicação em Diário da República de uma portaria que aprove a respetiva calendarização.
1 - Eficiência dos limpa pára-brisas e de vidros partidos;2, 8 e 9 - Sinalização luminosa: mudança de direção, perigo, travagem, marcha atrás, chapa de matrícula, nevoeiro;3 - Luzes de presença, médios e máximos;4 - Pneus: relevo do piso com pelo menos 1,6 mm;5 - Espelhos retrovisores: superfície refletora, fixação e regulação;6 e 7 - Funcionamento correto dos cintos de segurança.
Veículos Sujeitos a Inspeção Periódica:
Veículos
Periodicidade
1 - Automóveis pesados de passageiros (M2 e M3).
Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente, até perfazerem sete anos; no 8.º ano e seguintes, semestralmente.
2 - Automóveis pesados de mercadorias (N2 e N3).
Um ano após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente.
3.1 - Reboques e semirreboques com peso bruto igual ou superior a 750 Kg e não superior a 3500 Kg, com exceção dos reboques agrícolas (O2). ***
Dois anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, anualmente.
3.2 - Reboques e semirreboques com peso bruto superior a 3500 Kg, com exceção dos reboques agrícolas (O3 e O4).
4 - Automóveis ligeiros licenciados para transporte público de passageiros e ambulâncias.
5 - Automóveis ligeiros de mercadorias (N1).
6 - Automóveis ligeiros de passageiros (M1).
Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de dois em dois anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente.
7 - Automóveis utilizados no transporte escolar e automóveis ligeiros licenciados para a instrução.
8 – Tratores de rodas (T5), com exceção dos tratores agrícolas, utilizados principalmente na via pública, para efeitos de transporte rodoviário comercial de mercadorias, com velocidade máxima de projeto superior a 40Km/h.
Quatro anos após a data da primeira matrícula e, de seguida, de dois em dois anos.
9 - Reboques e semirreboques com peso bruto igual ou superior a 750 kg e não superior a 3500kg utilizados por associações humanitárias e corpos de bombeiros.
Dois anos após a data da primeira matrícula, e em seguida, de dois em dois anos, até perfazerem oito anos e, depois, anualmente.
9.1 — Reboques e semirreboques com peso bruto igual ou superior a 750 kg e não superior a 3500kg, que raramente utilizam a via pública, designadamente os destinados a transporte de material de circo ou de feira, conforme reconhecido pelo IMT.
Dois anos após a data da primeira matrícula, e em seguida, de dois em dois anos.
10 - Motociclos (L3e e L4e), com cilindrada superior a 250 cm3. ***
11 - Triciclos (L5e), com cilindrada superior a 250 cm3. ***
12 - Quadriciclos (L6e e L7e), com cilindrada superior a 250 cm3. ***